Vidros que trabalhamos
Característica de alguns tipo de vidro existente e suas diferentes aplicações, é preciso entender um pouquinho de como é fabricado esse material fundamental.
Vidro Comum / Fantasia
São os vidros transparente, texturizados e quebradiços, do tipo mais comum. Esses vidros quando quebram deixam pedaços cortantes e pontiagudos. Os espelhos também são produzidos com vidro cristal.
Utilizado em janelas, pequenos tampos de vidro.
Vidro Temperado
Os temperados são os vidros de segurança, que passam por um processo de têmpera pelo qual o vidro é aquecido a altas temperaturas e depois resfriado bruscamente, elevando sua resistência até 5 vezes mais que um vidro comum com a mesma espessura.
O vidro temperado
Estilhaça, ou seja, se quebrar, estoura em inúmeros pedaços pequenos e não-cortantes, o que é uma de característica. Porém, uma vez temperado, o vidro não pode ser cortado ou furado.
Utilizado em Box, Divisórias, Fachadas, tampos de mesa e Sacadas.
Vidro laminado
São vidros de segurança, só que um pouco mais modernos. O laminado é uma espécie de sanduíche de vidro. Entre duas lâminas de vidro do tipo cristal ou temperado (dependendo do uso que se irá fazer) há uma película de plástico, geralmente um material chamado polivinil butiral, PVB ou resina.
Muito utilizado em guarda corpo de varandas e escadas, como pisos, coberturas, Sacada retrátil, clara bóias e até mesmo visores de piscinas.
Vidro refletivo / espelhado
“São vidros comuns ou temperados que recebem uma camada metalizada, com o objetivo de proporcionar a reflexão. Permitem total visão de dentro para fora, mas no sentido contrário, são espelhados. Muito comuns nos prédios de escritórios, em que o usuário vê a paisagem em volta, mas para quem está do lado de fora, a ampla fachada de vidro se parece com um grande espelho. Uma grande vantagem desse tipo de vidro é refletir também os raios UV, ou seja, diminuem o consumo de ar-condicionado. O funcionamento se dá em função da quantidade de luz – para quem está do lado mais escuro, a aparência é de vidro e para quem está do lado mais claro, a aparência é de espelho”.
Utilizado em Box, Divisórias, Fachadas e tampos de mesa.
Vidro Impresso
“O vidro impresso é um vidro plano translúcido, incolor ou colorido, que recebe a impressão de um padrão (desenho) quando está saindo do forno. Tem várias aplicações possíveis, desde a construção civil até eletrodomésticos. É fabricado em inúmeros padrões. O vidro antirreflexo, muito usado para quadros e painéis, ou ainda para vitrines de lojas, é um tipo de vidro impresso”.
Vidro Aramado
“É um tipo de vidro impresso, ou seja, recebe uma malha metálica em seu interior. Essa malha aumenta a resistência do vidro (funcionando quase como a armadura de uma laje de concreto) além de segurar os cacos de vidro quando esse se quebra. Devido a essas características, pode ser usado em coberturas de vidro. Seu aspecto levemente fosco permite diversas utilizações numa obra”.